Ouro Dourado e Mega Ouro Dourado

Ouro Dourado Informação para a sua diversão

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

O fim do Casseta e Planeta é o fim de uma era


A equipe de humoristas do Casseta e Planeta informou durante esta semana que o último programa do grupo será exibido pela Rede Globo no mês de dezembro e o programa - principal humorístico do país em números de audiência - não será exibido em 2011, terminando 19 anos após surgirem na TV.
A princípio, o que se viu, principalmente da nova geração de telespectadores, foi comemoração pelo fim do humorístico. Nos últimos 05 anos, desde a morte de Bussunda, principal roteirista do grupo, os Cassetas enfrentam uma difícil crise de audiência e criatividade. Vem perdendo pontos importantes na audiência e, principalmente em 2010, mesmo recebendo em alta das novelas - quase sempre acima dos 40 pontos, dão média de 23 pontos e entregam sempre abaixo dos 20 para a próxima atração.
Isso não justifica que se comemore o fim da atração. É evidente que havia um desgaste natural de quase duas décadas no ar e também uma clara crise de criatividade. É fato que o programa merecia um descanso - eterno ou não, aí vai da consciência de cada um - porém, quem começou a ver TV nos últimos 05, 06 anos, não pode nem tem o direito de fazer piadinhas macabras com o grupo.
Casseta e Planeta revolucionou a forma de se fazer humorístico na televisão brasileira. Antes do grupo só se via o mesmo formato de humor pastelão, fosse em programas ruins e de qualidade duvidosa ou até mesmo nos idolatrados Trapalhões ou Chico Anísio e até Jô Soares. Foi o grupo de universitários que tinham um jornal de humor que entraram para mudar o humor da televisão.
O grupo conseguiu o que poucos imaginavam. Numa década muito sofrida para a população brasileira, principalmente nos primeiros cinco anos, o Casseta e Planeta soube roubar a cena com humor inteligente, tiradas geniais, crítica social bem humorada e, principalmente, fugindo dos clichês, das caricaturas e do humor de cunho sexual, sempre mais fácil e mais vulgar.
Em tempos em que arrotar nas pessoas é engraçado, em tempos que entrevistar famosos e deixá-los sem graça é engraçado. Em tempos que ser mal educado é engraçado. Definitivamente não há espaço mais na TV para humor como Casseta e Planeta. Certamente a maioria dos telespectadores não conseguiam compreender a profundidade do humor do grupo - que, frise-se não vivia a melhor de suas fases e enfrentava uma crise de criatividade - e, por isso, o melhor a fazer é tirar do ar. Casseta e Planeta chega ao fim e fica guardado na memória da TV como o melhor humorístico já produzido. Descanse em paz.
FONTE:TVxTV
Ouro Dourado em busca do sucesso

Nenhum comentário:

Postar um comentário